A profissão da produção animal
Você já percebeu a quantidade de produtos a base de carne, leite, ovos e derivados presentes nas gôndolas de um supermercado?
Já se surpreendeu olhando a quantidade de informações da tabela de composição nutricional, presente no rótulo da ração do seu animalzinho de estimação?
Algum dia viu a pelagem linda de um belo cavalo, nem que fosse em filme ou na TV?
Por trás de tudo isso existe a mão de um profissional formado em Zootecnia
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhG0UFEbGre9LAl-Ck0-3EYt5d2CEfbkbNPSYksKJ8_vJu3E1GzRN3PgYv6IB7cSBvriJ1AuDhfoikb2FzCMBFj3m_T3_A-WbCEnHVzrW8mFwq45lO_dF7J3KInxFDggtk39AmtRDnsMP_m/s400/zootec1.jpg)
Considerando a importância do agronegócio para a economia do nosso país, um dos profissionais que mais tem se destacado, nesse contexto, é o ZOOTECNISTA.
Para o zootecnista a preocupação começa antes mesmo do animal nascer, com a aplicação de técnicas para melhorar geneticamente as criações. Segue ao longo da vida do animal, com o controle da nutrição e do manejo e ultrapassando o abate, com a fiscalização dos alimentos produzidos.
Compete também ao zootecnista, o registro e o controle dos animais por meio da rastreabilidade tão exigida pelos órgãos internacionais. Através de tudo isso, o zootecnista objetiva um produto de origem animal econômico e de qualidade, cujo processo de produção tenha respaldo na ética e no bem estar animal e que haja a união de empresários, técnicos e trabalhadores rurais
O Símbolo da Zootecnia
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2SwC0wb1l0TW0wwsWjOsN6Z1W2tE9N8AvdC8v-LAVuL-L4go340g1coH2TO7ouCaKECAESAuJmxU43EvMPNjASEHF7vr6bifCDhkASsxxlTcowIA0qIgGWC4yp35h8pr0ZQSt1B0Jl3mx/s400/zootecnia.bmp)