O que é o PET?

O PET (Programa de Educação Tutorial) é um programa do qual participam grupos constituídos por alunos do 2º ao 5º ano de graduação, sob a orientação de um tutor. Este é um programa de âmbito nacional (vinculado à SESu - Secretaria de Educação Superior) que tem por objetivo oferecer uma formação diferenciada aos seus participantes (os petianos), através da realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O programa, portanto, propicia o amplo desenvolvimento do petiano, oferecendo oportunidades para que ele se desenvolva na sua vida acadêmica, social e pessoal.

Assim como os alunos que participam da CAPJr, D.A. e SECITAP, os petianos procuram complementar sua formação, buscando experiências práticas e de convivência, afinal, o trabalho em grupo não é fácil, sendo que o aperfeiçoamento deste tipo de trabalho é um dos principais objetivos do programa.

Quando alguém ingressa na Universidade acredita que após cinco anos de aulas assistidas estará pronto e seguro para enfrentar o mercado de trabalho,mas, na verdade, isso não acontece. A sala de aula é importante para fornecer uma sólida base de conhecimento, mas o que o petiano busca fora dela o completa e o diferencia, fazendo-o preparar-se para as dificuldades que encontrará em sua vida profissional e cidadã.

Talvez, muitos não saibam quais são as atividades realizadas pelo PET, por isso este espaço é fundamental para se divulgar todas as atividades realizadas e explicar melhor como é o Grupo PET Zootecnia da FCAV.

Um dos nossos objetivos é incentivar, principalmente os alunos ingressantes, a participarem e aproveitarem mais a faculdade através de grupos como o PET, pois eles, além de contribuírem para o aprendizado, também realizam atividades em prol da comunidade acadêmica, de produtores e da sociedade em geral.
Visite o site oficial do PET na página do MEC. Clique aqui.
 
O grupo PET Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP, Campus de Jaboticabal-SP, tem mais de 15 anos de existência e já passaram pelo grupo mais de 50 alunos que hoje estão formados e atuando no mercado de trabalho ou na pós-graduação.
Também passaram pelo grupo como tutores os professores: Américo Garcia, Vanildo Favoretto e Matheus Paranhos da Costa.